quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Estar com o SIU (não, não é engano) :P





Ontem foi dia de "ver montras", que é como eu chamo ao acto de ir ao ginecologista. Normalmente isto seria assunto tabu, muito pessoal e eu própria nem falaria disto.Porém, estamos no século XXI, porra!

:)

Fiz questão de seguir o trilho a uma das médicas que me seguiu na gravidez anteriro, porque embora o desfecho fosse tão mau, gostei muito dela. Além disso, tratou de todo o preocesso quando tive que fazer a histeroscopia/laparoscopia nos HUC e, para minha alegria, foi destacada para fazer o parto dos gémeos.Quando a vi entrar, nem queria acreditar :) Ela é novinha  (bem, tem a minha idade) e isso põe-me super à vontade porque me entende na perfeição. Melhor não pode haver, garanto!
Agora... Agora vem a parte pior, ou na qual tenho mais dúvidas... Vou fazer eco mamária (tenho nódulos nas mamas há alguns anos), possivelmente vou retirar um.Até aqui nada demais.Mas quando valou no SIU eu parei: SIU? O que é isso?

Pois, o SIU é o Sistema Intra Uterino, mas em vez de ser de cobre como o DIU, é de plástico e liberta uma hormona que faz com que pouco a pouco não haja népias de menstruação. Parei novamente para pensar: nada de nada? E como sei que não aconteceu uma desgraça? ehehehe Não se esqueçam que já tenho 3 pimpolhos... Aí ela disse: é tão fiável como uma laqueação ou algo assim, por cinco anos!
Ok... Vou ponderar, mas o que até aqui me parecia confuso e descabido, começou a fazer sentido.




8 comentários:

  1. Viva!
    :)
    Ups! Então é um SIU de cinco anos!...
    Agora sem brincadeiras, consegues dar vida e interesse a um assunto que, a partida, poderia ser constrangedor.
    És fantástica.
    Para além, disso fiquei a conhecer o dito SIU.
    Bem-haja, Quinteto!

    ResponderEliminar
  2. Olá ifabiao.
    Alheei-me completamento do SOL. Antevi, pela natureza da série de comentários que estavam a surgir neste ou naquele blogue, que o nevoeiro tomaria conta daquela plataforma de ideias consistentes e de gente claramente de nível educacional acima da média. Voltar lá, não volto. Disso te garanto. Nem comentários faço, salvo raríssimas excepções como foi o caso da distinção do blogue da Meduarda como blogue da semana – ufa! Já não era sem tempo!!!
    Sabes uma coisa que cada vez mais pratico; nunca discutas com um/uma beócio/a, pois ele ou ela puxa-te ao nível dele/a e ganha-te em experiência.
    Boa sorte e beijinhos para os filhotes.
    Espero que ainda te lembres do meu nick. RUBICÃO. A minha frase de Bento Jesus Caraça: “Se não receio o erro, é porque estou sempre pronto a corrigi-lo.”

    ResponderEliminar
  3. Tugggaaaaaaa!
    Pois, é isso mesmo.Cinco anos de SIU! Já viste? Nunca pensei que pudesse durar tanto tempo!

    :PPP

    Bjksssss

    ResponderEliminar
  4. Rubicão...É claro que me lembro de ti. Tenho tanta pena de teres partido... Mas agora, vais aparecer de vez em quando, não vais? Por aqui, pelo menos :) Se tiveres um bloguito por aí, diz-me por MP no sol.Prometo não divulgar :) Gosto de seguir quem me marcou um dia :P
    Essa do discutir com um/a beócio/a está correctíssima.Podias era ter-me avisado antes, não? Nessa área sou inexperiente sim, mas acho que isso é um elogio :)))

    Beijinhossss

    PS_ O bom de estar aqui é que posso mandar beijinhos à vontade, sem que ninguém venha logo insinuar que sou casada e tal... Grrrrrrrrr

    ResponderEliminar
  5. Olá Isabel!

    Olha, o teu post foi para mim bastante didáctico, pois passei a conhecer coisas novas. :)
    Parece uma boa solução para muitas pessoas, mas parece-me também que não é mesmo muito conhecida essa técnica, pois não?
    Bom fim-de-semana para ti e para os teus.

    Bjs,
    Kipo

    ResponderEliminar
  6. Olá Kipo!
    Há imensos contraceptivos por aí, sem ser a tão badalada pílula ou a "gabardine", vulgo preservativo. As pílulas estão carregadas de hormonas, embora seja um dos métodos mais fiáveis.Para quem tem derrames e varizes, inclusivé internas, não é um contraceptivo muito aconselhável. Além disso, temos que nos lembrar do comprimidinho todos os dias, ter muito cuidado com os medicamentos que tomamos, entre outras coisas.
    Para quem já tem a prole completa, como é o meu caso a laqueação era um boa hipótese, se tivesse feito cesariana.Porém, agora não me vou sujeitar a essa cirurgia e muito menos a pagá-la do meu bolso. Assim, o DIU era uma opção, mas há casos de algumas gravidezes ectópicas por deslocação do aparelho, infecções, etc, embora muito raros. Como tudo o que é raro me tem acontecido (perder um bebé aos sete meses, sinéquias uterinas...) preferi não usar. Agora, este novo meio, já usado por muitos mas pouco divulgado, acho que me convenceu. Fazia-me confusão ouvir falar de um método sem menstruação, mas a médica explicou-me que a hormona que é libertada impede apenas de o óvulo se alojar no endométrio (camada que reveste o útero sendo todos os meses expelida), não havendo gravidez porque aquele nem vai existir, daí não haver menstruação.
    Há quem use o adesivo na pele, mas este provoca aumento de peso e eu não quero correr riscos.
    Enfim...Já me alonguei demais.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. oioi...
    Mais umpost fantástico...
    Eu ... do sol venho visitar-te...
    Jitos
    abadia
    Maris

    ResponderEliminar
  8. Oláaaaa!
    Então, como vão os abades?
    :)))
    Acho bem que me visites, porque eu também te terei debaixo de olho, pensas o quê?

    :P

    Bjss

    ResponderEliminar

Concordas? Nem por isso?
Apetece-te deixar uma palavrinha?
Então força!

:P