quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Pureza de espírito


A caminho do emprego, todos os dias me deparo com uma miúda a caminho da escola, pela mão da mãe, penso eu. Não posso especificar a idade dessa criança, porque me apercebi que deve sofrer de algum tipo de deficiência ou atraso mental, pela maneira como anda e pelas expressões faciais que ostenta.


Hoje, mais uma vez, me cruzei com ambas. Lá ia a menina, de rabo-de-cavalo a “dançar” ao compasso do andar, de mão dada com a mãe, óculos na face, sisuda mas não triste. O meu pensamento voou. Lembrei-me da minha Catarina, que partiu há quase quatro anos. Imagino a minha bebé no lugar daquela menina e penso “Se a Catarina partiu por ter algum problema… Seria assim tão mau ter um filho assim?...”

Quando vejo crianças com este tipo de problemas, alheias às crises que afectam a economia do nosso país, aos casos de pedofilia, à maldade que assola este mundo,às correrias rotineiras, penso que, à maneira delas, são mais felizes do que muitos. Dizem que quem nasce assim se torna uma pessoa mais afável e carinhosa, gostam de dar mimo e de receber, não há egoísmos. São puras de espírito e de corpo.

Não sei o que fazer para encerrar este capítulo da minha vida. Parece que nunca poderei arrancar estas páginas deste imenso livro que é a vida…

4 comentários:

  1. Olá,
    Depois de ler as tuas palavras penso que a Catarina partiu porque tinha de partir! Isto dito assim desta maneira parece muito frio e quase irracional mas eu penso sempre que nada acontece por um acaso, tudo tem uma razão de ser(boa ou má). A tua Catarina partiu mas vieram o Tomás e a Marta. Não que estes possam substituir, de maneira alguma, mas a casa ficou alegre na mesma, certo?
    Pensa também desta maneira e talvez te custe menos, nunca chegaste a pegar na Catarina ao colo. Nunca chegaste a saber como ela seria na realidade ao vivo e a cores. As imagens que tens dela são talvez os contornos ecográficos do seu corpo, são imagens de um feto em formação.
    Dizes e bem que nunca poderás arrancar esta página do livro da vida, mas não o faças porque a vida é assim mesmo, tem coisas boas e más. São as boas que nos fortalecem para que consigamos suportar e ultrapassar as más.
    A vida é assim mesmo, um livro, lês uma página e outra e outra e outra até acabar o livro e não é porque não gostaste tanto daquela parte que vais arrancar essa folha...o melhor que tens a fazer é fechar este livro e iniciares outro porque é o que eu estou a tentar fazer com a minha vida.
    Nunca esquecerei os momentos maus quer tenham sido por minha culpa ou não mas tentarei suplantá-los com todos os positivos que neste momento se me apresentam.
    Fica bem.
    Bjoka grande

    ResponderEliminar
  2. Susana, sei que estás também a sofrer... Há coisas que pensamos que podemos controlar e depois batemos com a cabeça na parede e acordamos para a triste realidade e nada há a fazer.
    Tu és um exemplo de coragem e determinação e estou orgulhosa de ti. Continua essa caminhada porque estarei do teu lado.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelas tuas palavras.
    Não fazes ideia de como cada palavra de apoio neste momento para mim é importante, por muito mínima é da mais extrema importância.

    Força.
    Bjokas

    ResponderEliminar
  4. Susana, se procuras palavras de apoio, podes crer que tenho muitas para te dar. Estou aqui, como te disse, quando precisares de mim. Liga, manda SMS, mail. Ajudarei o que fôr possível.

    Beijinhos e coragem!

    ResponderEliminar

Concordas? Nem por isso?
Apetece-te deixar uma palavrinha?
Então força!

:P