sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Eczema Atópico

Advantan pomada, Atoderm PP bálsamo, Exomega gel de banho, Aerius Xarope. Neste momento a minha vida gira em volta do eczema atópico que assombra as nossas vidas desde Maio. Primeiro a Inês, com pequenas pustulas no corpo todo. Fomos ao hospital, onde foi vista por 3 médicas. "Ah, isso é sarna!" Eu perguntei "como pode ser sarna, se mais ninguém lá em casa tem e a sarna pega-se?". Olhavam umas para as outras e toma lá um acaricida e aérius comprimidos, para a comichão. Um mês depois e nada. Levei-a ao dermatologista, que assim que a viu disse tratar-se de eczema.


 Banhos curtos,água pouco quente, hidratar com o Atoderm e, nas pústulas, colocar Advantan. Roupa de algodão, arejar a casa, etc e necessidade de hidratar o corpo TODOS OS DIAS para o resto da vida. Deduzi então que o problema iria reaparecer. Dito e feito: reapareceu há dias. Pois, mas no entretanto, há quase 4 meses que os gémeos também têm eczema. Enquanto na irmã, com a ida ao dermatologista, a coisa está controlada, neles não. Estou a desesperar, farto-me de pesquisar na net. Já li que pode ser da alimentação (alergia à proteína do leite, aos frutos secos, ovos, kiwi...), que pode ser do pó da casa (como se só agora é que tivesse pó), herdada (o eczema atópico é hereditário e, curiosamente em tenho duas ou três bolinhas também), está ligada aos problemas de asma, enfim, um mundo de coisas. Li também que os probióticos dos leites fermentados (alguns iogurtes líquidos) ajudam e muito a combater este problema, pelo que lhes retirei o leite e lhes dou actimel, activia, ou outras marcas sem lactose ou com bifidus. Comprei amaciador para a roupa dos bebés, hipoalergénico, reduzi o número de banhos, já que o contacto com a água seca ainda mais a pele, o que agrava o problema. Estão sempre a coçar-se, as mãos estão cheias de bolhinhas de água (chama-se eczema disidrótico) e de vez em quando as carrascas saem, sangrando.






Há muito tempo que penso que as coisas mais raras vêm ter comigo (ter uma sinéquia uterina provovada pelo parto da Inês, a perda da bebé tão tarde na gestação, o engravidar de gémeos falsos...), mas dispensava isto. Sei que há coisas mais graves, mas o desespero está a tomar conta de mim.



7 comentários:

  1. Eu tenho múltiplos lipomas nos braços e alguns nas pernas. Será que dá para comparar?

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente, não sei o que são lipomas. Vou ver na net. Terá a ver com quistos de gordura? Não é uma alergia, pois não?...

    ResponderEliminar
  3. Pois, já vi que são quistos de gordura. Não podes retirá-los cirurgicamente?

    ResponderEliminar
  4. Podem ser removidos através da cirurgia, sim. Mas o meu médico de família disse que a emenda pode sair que o soneto. Remover só mesmo os que incomodam, o que não é, felizmente, o meu caso. Além de que eles só surgem devido às características da minha pele, e mesmo que os tire, eles podem sempre voltar a aparecer. Além de que essas cirurgias não são nada baratas. Ah, e não confundir lipomas com quistos cebáceos.

    ResponderEliminar
  5. Que chatice... Pois, mais vale deixar. Eu também retirei um fibroadenoma de 2cm no peito e, graças às más práticas do médico de familia, a coisa esteve preta, a ponto de ter que ser cortada e cozida de novo, a frio. Agora, dói-me mais ainda.

    ResponderEliminar
  6. Isabel, se tiver líquido dentro das bolhas nos dedos e se der muita comichão é sarna. A mais que não seja faz o tratamento da sarna, pode-se apanhar em qualquer lado e é absolutamente terrível para acabar com ela. É muito chato porque tens de desinfectar a casa toda, lavar todos os tecidos a alta temperatura... na farmácia devem dizer-te tudo o que fazer. boa sorte! atópico é outra maneira de dizer que não sabem o que é!!

    ResponderEliminar
  7. Ai a minha vida! Será mesmo? Caramba...
    Vou saber quais os procedimentos a tomar. Obrigada

    ResponderEliminar

Concordas? Nem por isso?
Apetece-te deixar uma palavrinha?
Então força!

:P