sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Saúde, mas pouco?

Desabafo de hoje:







Não há um ditado qualquer do género “Tostão a tostão, se faz um dinheirão”? Não sei se existe, mas a minha mãe costumava dizer isso imensas vezes. Digo “costumava” porque há já muito tempo que não a ouço dizer tal coisa… Tenho estado pouco tempo com ela e isso pesa-me na consciência. Um aspeto a melhorar. Ok…Mas onde ia eu? Pois, a tal história do tostão = dinheirão. Ultimamente tenho a sensação de que alguém está a brincar comigo. Ainda na semana passada fui ao hospital porque me doíam imenso as costas na zona lombar há já algum tempo e a minha perna direita estava solidária para com elas. Resultado após RX: espondilose e toma lá uma injeção. Paguei 17,40€ de taxas moderadoras e pensei que a coisa tivesse ficado por aí. Eis que recebo ontem em casa uma cartinha com mais 4,50€ para pagar, referentes ao RX! Agora façam as contas: 21,90€, num hospital público. Não era suposto termos direito a cuidados de saúde básicos gratuitos ou, pelo menos, acessíveis? Se fôr a um médico particular que tenha acordo com um subsistema de saúde (Medis, Multicare), pagando a franquia anual, cada consulta fica ao mesmo preço ou equiparado daquilo que paguei no hospital e a assistência é diferente, assim como o tempo de espera.


Um dia destes estamos em pé de igualdade com os EUA: Tem seguro de saúde? Ótimo! Não tem? Então, temos pena!...


Lição a tirar: informar-me de quais os médicos/ clínicas da zona com acordos com a Medis. Usar e abusar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Concordas? Nem por isso?
Apetece-te deixar uma palavrinha?
Então força!

:P