sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Banco Alimentar



Acho encantador quando as pessoas se recusam a doar alimentos ao Banco Alimentar, com a desculpa que não sabem para onde vão os alimentos. Ai sim? Quando vão ao cabeleireiro, ao café, ao restaurante e não pedem factura, por acaso sabem onde vai parar o IVA? Pois, vai parar ao bolso...de quem não deve!

4 comentários:

  1. Também não é bem assim. Eu em Portugal via muita palhaçada. Muitos dos alimentos doados eram entregues à paróquia local e quem é que são as pessoas que mais lá vão buscá-los? Em regra imigrantes africanos ou ciganos. O engraçado é que depois via essas mesmas pessoas a fumar e a beber nos cafés. E por isso mesmo que eu agora ando com um pé atrás no que diz respeito às ajudas. Ajudar os pobres sim, sempre, mas para ajudar falsos pobres não contem comigo. Até porque é por eles existirem que muitos dos que precisam verdadeiramente de ser ajudados são preteridos. Sou a favor de que as pessoas que vão pedir ajuda sejam avaliadas no que diz respeito às suas reais condições de subsistência, os seus rendimentos, o seu agregado familiar, etc. (como deveria ser feito na Segurança Social...). Só assim é que podemos ter a consciência de que estamos a ajudar quem verdadeiramente precisa. A mim interessa-me e muito saber para onde vão os alimentos que eu dôo. Não vou estar a doar para quem não precisa e se aproveita disso.

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão. Já houve polémicas ligadas a isso mesmo. Contudo, o verdadeiro problema está na triagem, mal efectuada, de quem recebe essa ajuda. Assim, acaba por pagar o justo pelo pecador e há muita pobreza mesmo... A segurança social também "anda a dormir", porque conheço casos graves, como o da minha irmã que está numa casa abrigo com dois filhos desde Abril, que nada recebem. É revoltante.

    ResponderEliminar
  3. Isso quando não são os próprios colaboradores do Banco Alimentar que desviam os alimentos...

    ResponderEliminar
  4. Esses casos devem ser denunciados na hora, sem receios. O problema é que as pessoas conhecem-se e depois não querem criar problemas. Para mim, era trigo limpo, farinha amparo! ;)

    ResponderEliminar

Concordas? Nem por isso?
Apetece-te deixar uma palavrinha?
Então força!

:P