terça-feira, 25 de setembro de 2012

Aos donos de animais, por esse país fora

Este fim de semana desapareceu a minha gata, que o meu marido encontrou a vaguear na rua quando eu estava de baixa pela gravidez do meu anjinho. Já lá vão seis anos… A Nita, como eu lhe chamava, cresceu, tornou-se gorda, de pelo luzidio e muito meiga. Nunca fez mal algum aos meus pimpolhos, mesmo em bebés, chegando inclusivé a dar com ela aos pés do Tomás no berço, a dormir, quase que tomando conta dele. Adorava aquela gata, pelos momentos em que ela foi a minha única companhia enquanto a barriga crescia, para depois desaparecer bruscamente e vir de braços vazios para casa. A Nita foi, de certo modo, o meu ombro naquele Inverno horrível que se seguiu, até eu ir novamente trabalhar.


Desapareceu… e abriu por momentos uma ferida quase sarada, aberta no dia 26 de Outubro de 2006…



Adiante, porque no cair e levantar já eu tenho imensa prática, este fim de semana, por coincidência, apareceu um apelo no Facebook do Rui Costa (ex guitarrista dos Silence4, residente aqui perto): uma égua estava moribunda, num terreno baldio às portas da cidade, fotografada por alguém que passava na pista de bicicletas a alguns metros. Pouco depois, juntaram-se mais vozes ao apelo. Pelos vistos um veterinário da câmara já lá tinha ido, mas nada fez… Do dono do animal, nem sombras… A indignação subiu de tom, à medida que os vários contactos efetuados não surtiam efeito. Uma noite passada ao relento, envolveram o animal em mantos e alimentaram-no.



Esta história estava a emocionar-me, misturada com a sensação de perda da Nita, mas eu não podia deixar de ir trabalhar para me reunir com os vários jovens que se encontravam a tentar salvar o animal. Ao longo do dia fui vendo a evolução dos “trabalhos de remoção” da égua, já que ela nem força tinha para se levantar. Um reboque respondeu ao apelo e, ajudado por um operador de uma grua que permanecia ali perto, colocaram o animal de pé. Penso que só à segunda tentativa conseguiram que entrasse no veículo de transporte de cavalos. A “Their Choice”, nas Caldas da Rainha, prontificou-se a cuidar do animal, visto que é a isso mesmo que se dedica: cuidar de animais maltratados de grande porte.

Ao fim da tarde chegavam as fotos da “menina” na sua nova casa e os parabéns a quem esteve envolvido nesta aventura sucediam-se. “Orgulho em ser humano”, lia-se aqui e acolá…

Dirijo-me agora aos donos de animais que possam, eventualmente, ler-me:

Ter um animal em casa é uma grande responsabilidade. Se não estão preparados para as adversidades, para o alimentar, cuidar na doença, acarinhar, não aceitem/adotem nenhum. Sejam responsáveis e castrem/esterilizem os mesmos, se não querem ver-se a braços com crias. Cuidem da sua higiene. Protejam-nos, brinquem com eles, falem-lhes. Li algures que se identifica um país desenvolvido através do modo como tratam os seus animais. Temos um grande caminho a percorrer.

Fiz as pazes comigo mesma: perdi uma amiga, ganhei outra, ainda que indiretamente…

4 comentários:

  1. Mas desapareceu como? Se estava consigo há tanto tempo conhecia bem os cantos da casa e não tinha necessidade de fugir.
    Desculpe, não estou a insinuar que a maltratou, mas ela fugir é um pouco estranho.

    ResponderEliminar
  2. Não disse que fugiu, disse que desapareceu... Ela ia à rua e vinha para casa, todos os dias. Sempre assim foi.Este sábado já não voltou. Dava-lhe a pílula, foi desparasitada e tinha coleira anti pulgas e carraças. Estava gordinha, já que era bem tratada. Não acho que tenha fugido. Acho que alguém lhe fez mal, cão ou pessoa, já que muita gente por estes lados aprecia usar a pressão de ar para afastar os gatos.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente a "Their Voice" teve que pôr um fim ao sofrimento da "Corajosa" (nome escolhido pelos jovens que a ajudaram a salvar) ou Spirit (nome escolhido na Their Choice"). Afinal, a menina estava muito doente. Estúpido é o facto de o dono a ter deixado para morrer sózinha, em agonia, e nem o veterinário da câmara ter feito nada para diminuir a dor do animal.
    Go Spirit!!! Rest in peace...

    ResponderEliminar

Concordas? Nem por isso?
Apetece-te deixar uma palavrinha?
Então força!

:P