segunda-feira, 13 de agosto de 2012

"Oh,la vache!"

Esta época do ano é, para mim, interessante. Visitam-nos os nossos compatriotas emigrantes, muitos fazem questão de se exibir como se "lá em cima" é que se faz vida boa e aqui não há nada que preste. O que é certo é que cada vez que vejo um carro a queimar pneus no asfalto,ultimamente, a matrícula é quase de certeza francesa. Caricatamente, reparo que os emigrantes na Suíça são, na generalidade, mais pacatos. Será que as boas maneiras em França são diferentes das da Suíça? É que, para quem deixou Portugal para viver melhor, quem vai para França nem sempre deixa de mostrar, pelo seu comportamento, que não passa de um portuguesito de meia-tigela na mesma...


5 comentários:

  1. Esse tipo de demonstrações de exibicionismo, entre outras, ocorre com frequência, de facto, e por vezes dão origem a situações de humor. Sem ser desculpa, para além de terem emigrado para França em maior número, a fotografia/caricatura que mostras, e que é constatável, creio que se fundamentará, para além de ser um país culturalmente diferente, numa certa pressão social a que estarão sujeitos esses indivíduos e, em consequência, motivará essa necessidade de se manifestarem de forma algo excessiva quando regressam. Como disse, não é, ou não deveria ser, desculpa. Para além disso é engraçada a tendência de falarem "francês" bem alto e como se mais ninguém os entendesse e a propensão para o vernáculo, ao palavrão, em português, quando a "situação" "descamba".
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. É verdade, sim. Onde resido passa-se isso mesmo. Em cada duas casas, uma é de emigrantes e em Agosto parece a feira. No que diz respeito a casamentos então, parece que não há mais nenhum mês no ano. Jesus! Que romaria na Igreja da freguesia! :)
    Os emigrantes dos tempos da foto eram mais humildes... Agora, e falo com conhecimento de causa, muitos têm vergonha de serem portugueses e não cá mais colocam os pés. Só se lembram das raízes quando se fala no Ronaldo, Mourinho, Madredeus e pouco mais. Os emigrados de outrora, ou grande parte deles, retornam na velhice, para cá terminarem os seus dias. Os seus filhos, já não conhecem Portugal nem querem conhecer. É a triste realidade.

    Bjssss

    ResponderEliminar
  3. _______________________________________________

    Liebster entregue!

    http://aurorar.blogspot.pt/2012/09/entretanto-novidades-na-insula-chegada.html

    _______________________________________________

    ResponderEliminar
  4. Estou duplamente maravilhada, Henrique, já que o João Carreira me deu igual presente ;) Um muito obrigada aos dois. Precisava mesmo de um miminho hoje. Como adivinharam? Nunca vos esquecerei, garanto. Não os conheço pessoalmente, mas já me tocaram mais do que muitos...

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Concordas? Nem por isso?
Apetece-te deixar uma palavrinha?
Então força!

:P