sexta-feira, 26 de março de 2010

Ajudar os filhos nos estudos? Não... Eles é que nos ensinam!



Ainda agora a procissão vai no adro e já cheguei à conclusão de que muitas coisas que aprendi na escola estão desajustadas. Como hei-de ajudar a Inês com os trabalhos de casa se me apercebo que há coisas que não se fazem da mesma maneira, outras já não fazem sentido, enfim uma confusão?
Tudo começou quando ela me pediu para lhe explicar como fazia a conta de dividir que trazia no caderno. Assim que comecei a explicar-lhe ela interrompeu:

- Mãe, a professora não nos ensinou assim!
- Então foi como?
- Não me lembro...
- Então fazes como eu te estou a ensinar.Deves estar a fazer confusão.

Puro engano. Dias depois vejo que a professora a fizera apagar o cálculo e a Inês teve que fazer a conta de novo, usando um método de diminuição e multiplicação que nunca tinha visto.

- Fazer uma conta de dividir assim??? Que diacho de método é esse?
- A professora quer que façamos assim...
- Tudo bem, ela é que manda.

Hoje de manhã veio a Inês ter comigo:

- Mãe, sabes os planetas?
- Sei: Mercúrio..., ... e Plutão
- Não.Esse já não existe!
- Hã????
- Sim, a professora disse que desapareceu...
O meu marido ouvia a conversa e anuiu que era verdade.
- Chiiii... Despareceu? Como é que um planeta desaparece???
- Desintegrou-se.

Bem, posto isto agora pergunto: antes de ensinar o que aprendi devo ir à Internet verificar se ainda assim é?

:)